Quem somos

ESTUDANTES de variadas instituições, PROFESSORES e AMIGOS que se identificam com a proposta do RAIZ DO RISO. Através das Técnicas CLOWNING (junção da Arte do CLOWN com o TEATRO DO OPRIMIDO), procuramos atender os hospitais com brincadeiras, cantigas, jogos e historinhas.
Não somente nos hospitais nós, RISOLOGISTAS, visitamos também as comunidades... mas não trabalhamos sozinhos.
Com o foco na prevenção primária (gravidez na adolescência, drogas, saúde mental) e saúde pública trabalhamos, em sintonia com o SUS (Sistema Único de Saúde) e escolas das redes municipais e estaduais, ações comunitárias com o intuito de divulgar e relembrar à quem nos assiste, a importância da saúde individual e familiar, além do diálogo desoprimido nas relações sociais.
Para melhor entendimento do que significa cada coisa, colocamos um pequeno esclarecimento citado nas linhas abaixo. Leiam por favor.

RAIZ DO RISO-Contagiando Alegria:
Fundado em 2009 por ALINE DAIANE GONÇALES FAGUNDES, começou suas atividades juntamente com o grupo teatral FINGINI através do projeto "RAIZ DO RISO: CLOWN visitador de hospitais e suas poções mágicas. Ainda em andamento, O RAIZ DO RISO realiza suas visitações nos hospitais: Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da FURG, e o Hospital Santa Casa do Rio Grande assim como nas comunidades.
Técnicas CLOWNING:
JEAN PIERRE BESNARD, formado por AUGUSTO BOAL, criou, a partir dos anos 90, a metodologia CLOWNING, que articula o TEATRO DO OPRIMIDO com o CLOWN ATOR SOCIAL. Com isso, ele forma seu primeiro grupo de CLOWN's onde atuou em comunidades carentes priorizando as áreas de SAÚDE, EDUCAÇÃO e QUESTÕES SOCIAIS. Esta técnica difundiu-se internacionalmente.
CLOWN:
"O CLOWN é profundamente humano. Ele trabalha com energias sutis, reais e não dilatadas. O CLOWN é ingênuo, delicado, puro, inocente, frágil, amável, patético, ridículo: ele é simples. A técnica de CLOWN faz com que o ator se revele. CLOWN não é personagem. O CLOWN não representa: ELE É. Todo ser humano esconde aspectos de seu ser para se proteger e para poder conviver na sociedade. O CLOWN não se esconde e sua técnica é a de revelar as suas fragilidades.
CLOWN OU PALHAÇO?
CLOWN é visto como o artista do teatro e music-hall e o PALHAÇO, como o artista de circo e de rua. O CLOWN origina-se da comédia anglo-saxã que satirizava os clods-camponeses. Já o PALHAÇO vem do pagliaccio, termo italiano que significa um personagem cuja roupa é recheada de palha (paglia).
TEATRO DO OPRIMIDO:
"É um conjunto de formas teatrais que começaram a ser criadas no Brasil em 1971 e que permite ao OPRIMIDO, como artista, se expressar através da linguagem teatral."
"Muito cedo, em todas as relações, um dos elementos se converte em protagonista, o outro em expectador, um se converte em sujeito e o outro em objeto, um ordena e o outro obedece. O TEATRO DO OPRIMIDO tenta restabelecer o equilíbrio, tenta restabelecer o diálogo, para que todos sejam expect-ator, ou seja, o expectador quando é o outro que fala e age, mas também ator, que intervenha na ação e não seja apenas expectador da ação alheia, que este também se DESOPRIMA. O TEATRO DO OPRIMIDO é exatamente isto." AUGUSTO BOAL.

Por: Rodrigo Moraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário