domingo, 24 de junho de 2012

Raiz do Riso na Campanha de Vacinação Contra a Paralisia Infantil







Neste sábado, 16 de junho, o grupo RAIZ DO RISO participou, em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, a convite de CLARISSE HAMILTON (Chefe do setor de Vigilância Epidemiológica), do Dia D de Vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite). Com a intenção de vacinar mais de 13 mil crianças com menos de 5 anos, 51 pontos se encontraram espalhados no município de Rio Grande.
Para quem desconhece, a Poliomielite ou Paralisia Infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação. A doença pode causar danos irreversíveis, dependendo da gravidade pode evoluir para óbito. Por isso a importância de levar as crianças menores de cinco anos aos postos de saúde para realizar a vacinação. A falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.
A partir de agosto, além das gotinhas disponibilizadas nas campanhas anuais de vacinação - as crianças que estão começando o esquema vacinal, ou seja, nunca foram vacinadas contra a paralisia infantil - irão tomar a primeira dose, aos dois meses. A segunda dose será aos quatro meses, com a vacina inativada poliomielite, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e um reforço (aos 15 meses) continuam com a vacina oral. Antes, a criança tomava duas gotinhas aos dois meses, aos quatro meses, aos seis meses e aos 15 meses de idade, além das doses durante as campanhas nacionais de vacinação. É importante ressaltar que não existe tratamento para a pólio, apenas a prevenção por meio da vacina.
Ok, falamos da Campanha de Vacinação e tal... mas não podemos esquecer do RAIZ DO RISO e seus RISOLOGISTAS DE PLANTÃO que estavam com muito vigor participando da Campanha incentivando aos pais para que vacinassem suas crianças!!! Para contribuir ainda mais este grupo trabalhou pesado dividindo dividindo-se em duas equipes que funcionariam nos turnos da manhã e da tarde. 
E foi uma LOUCURA!!!!
EQUIPE CLOWN 1 (manhã): VANESSA CASTRO (...), VERÔNICA TAVARES (Espoleta) E LUCAS MARTINS (Assessor).
EQUIPE CLOWN 2 (tarde): ALINE GONCALES (Espavita), PATRÍCIA WARNKE (Querubita) E RODRIGO MORAGA (Assessor).
Cada equipe CLOWN visitou quatro pontos de vacinação (Unidades Básicas e Mercados) onde "abordaram" várias famílias e, de forma sempre alegre, brincaram com as crianças e ajudaram na distribuição de balões coloridos.
Tudo bem, elas são as estrelas, porém que fez a função mais suada do dia foram os Assessores RODRIGO E LUCAS, ehehe, que não aparecem nas imagens mas eram responsáveis por todo o maquinário e proteção pessoal das RISOLOGISTAS, ehehe!!! Brincadeiras à parte... PARABÉNS A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, AO RAIZ DO RISO, A FURG E ENTIDADES E A TODAS AS PESSOAS QUE AUTORIZARAM AS FOTOGRAFIAS!!!!  
Para conhecimento, mais de 94% das crianças foram vacinadas no dia D da campanha.






Fonte:
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=29723

Por: Rodrigo Moraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário